top of page
assinatura visual vertical.png

Aprimore seu raciocínio clínico

de uma forma leve e divertida!

Atendendo Georgia com a TCC Quentinha

Estudo de caso baseado na personagem
Georgia da série Ginny e Georgia

11/02/2023 ÀS 14H, VIA ZOOM

Já pensou como seria se uma personagem querida de uma série que você
gosta procurasse terapia? Como seria essa história?

Foi me fazendo essa pergunta ao assistir à série Ginny e Georgia que eu decidi preparar esse estudo de caso fictício. Eu simplesmente não conseguia deixar de imaginar a conceituação cognitiva, as reações da personagem Georgia Miller à terapia (reações transferenciais) e a minha própria reação ao lidar com as estratégias compensatórias dela (reações contratransferenciais).

Estudos de caso são uma ótima forma de aprimorar o raciocínio clínico. Observar como um terapeuta maneja um caso ajuda a articular teoria e prática - ainda mais na fifção,  quando a gente pode ver o funcionamento do personagem fora do setting terapêutico.

Que tal preparar a pipoca, maratonar a série e vir nessa viagem cognitiva junto comigo?

A apresentação ao vivo do caso acontecerá no dia 11 de fevereiro de 2023, às 14h, via Zoom. Mas se você não puder estar presente não tem problema: você terá acesso à gravação para ver e rever por pelo menos 1 ano! 

 

R$49,00 a vista

ou parcele em até 8x

PROMOÇÃO DE LANÇAMENTO ATÉ 31/01

Mas atenção: essa condição não se repetirá.

O valor após 31/01 será de R$65,00.

Uma forma simples e lúdica de
desenvolver raciocínio clínico.

Quando a gente está atendendo nossos pacientes, não temos a oportunidade de participar do dia a dia dele, de vê-lo em ação nas sotiações que ele relata nas sessões.

Com o estudo de caso de personagens famosos, vou fazer o contrário do que acontece na terapia da vida real: vou usar o filme ou a série como ponto de partida e inventarei o relato que a personagem levaria para as sessões com base no que já pude observar sobre o funcionamento dela. 

É a ficção sobre a ficção, mas embasada na experiência e no conhecimento teórico de uma terapeuta cognitivo-comportamental!

Observando o raciocínio do
estudo de caso, você vai:

  • Conhecer a conceituação cognitiva da personagem Georgia MIller, da série Ginny e Georgia (disponível na Netflix e entender como a história de vida influenciou a formação de suas crenças e estratégias compensatórias.
     

  • Refletir comigo sobre a relação terapêutica (como o funcionamento da paciente pode influenciar nas reações da terapeuta e vice-versa).
     

  • Aprender como é possível manejar reações transferenciais e contratransferenciais usando a conceituação de caso como mapa.
     

  • Conhecer o plano de tratamento e os possíveis desfechos de algumas sessões de terapia da Georgia (sim, eu imaginei como seria cada sessão!)

Veja o que as pessoas falam da Ação Cognitiva

Eu já trabalho com casos clínicos fictícios há alguns anos como método para ensinar conceituação cognitiva e estimular o raciocínio clínico dos meus alunos. Já usei filmes como "Frozen", "O Rei Leão", "Namorados para Sempre", "O Fabuloso Destino de Amelie Poulain" e "Sierra Burgess é uma Loser" no curso de Formação em TCC, em Oficinas Ativas e até mesmo em supervisões em grupo. 

Os resultados são sempre muito legais, pois vejo na prática como os conceitos são aprendidos e articulados pelos alunos!

Já participei de diversos eventos da ação: iniciei com a formação em TCC e a partir daí participei de workshops, supervisões em grupo que são sempre acolhedoras e uma didática única, e por fim o grupo que conquistou mais ainda meu coração: grupo de habilidades terapêuticas. O grupo de habilidades terapêuticas foi um divisor de águas para mim, pude me perceber mais quanto psicóloga em cada parte do processo terapêutico, aprendendo a desenvolver habilidades que foram essenciais para eu ter me estabilizado na clínica em 2022. Sou muito grata pela Ação Cognitiva nos proporcionar tantos projetos incríveis que nos faz crescer enquanto profissionais.

Camilla Nunes
Psicóloga
@psicamillanunes

Cresci muito profissionalmente depois de conhecer a Ação Cognitiva! Cresci antes mesmo de iniciar as oficinas e o curso de formação, só pelo instagran eu já consegui muito conhecimento e outras coisas que eu nunca esperaria receber numa rede social, como acolhimento, por exemplo. Então, fui aprendendo muito a cada post e percebendo o quanto eu não sabia de muita coisa e o quanto eu poderia crescer ainda mais investindo nas oficinas e cursos. Hj, além de aprender pra caramba com o potencial dos profissionais que o curso de formação em TCC oferece, conquistei mais segurança e satisfação no meu trabalho como psicóloga. Sou muito grata à Jessye pela sua generosidade e profissionalismo, por ter criado a Ação Cognitiva e através disso mudar pra melhor tantas coisas em mim! 💯🫶 

Debora Amadeu
Psicóloga

 

Sigo a Açao Cognitiva no Instagram e assiti no YouTube o atendimento à Anne. Na minha ótica, a Ação Cognitiva se destaca pela criatividade, pelo raciocínio clínico e pela metodologia de ensino. A TCC não é um amontoado de técnicas do tipo copia e cola protocolos. É antes de tudo um raciocínio sobre a teoria em que a criatividade faz toda a diferença. A Açao usa de muita criatividade para proporcionar praticas da teoria com uma metodologia ativa.

Eu conheci a ação no meu curso de formação em um mundo ainda não pandêmico . Foi por pouco tempo e logo veio a pandemia . Tudo aquilo colocou o curso de uma formato que ele não estava preparado para ser . Porém, Jessye com destreza e afeto levou tudo isso da melhor maneira.  Nos reinventamos e fomos criando laços verdadeiros através das telas. A Ação foi e tem sido de suma importância para mim .
Hoje sou supervisionada pela Jessye, o que não só me forja como terapeuta mas como pessoa .​​

O modo de ensino da Ação Cognitiva é um diferencial. Já havia participado de outros cursos introdutórios de TCC e de outras supervisões, mas foi com a Jessye que consegui destravar alguns obstáculos em relação a conceitualização cognitiva. Hoje me sinto muito mais segura para preencher um diagrama e para pensar dentro da conceitualização durante os atendimentos clínicos. Recomendo demais a maneira ética, humana e criativa que a Ação tem de ensinar. Para mim, tem sido um divisor de águas

Eu sou muito privilegiada e grata por ter estudado na faculdade com a Jessye, fiz estágio, fiz o curso de formação em TCC e agora faço parte da clínica. Se hoje dizem que sou uma boa profissional eu devo isso ao meu esforço, é claro, mas também por ter sido instruída pela melhor que nós temos 😁 Seja no material orientado para ler ou nas supervisões, tudo bem pensado e com muita qualidade tanto para nós psis e pacientes. Faço parte de outros grupos de estudos, e sem dúvidas a base e suporte que recebi da Jessye ganha de primeira.

A Jessye da Ação Cognitiva foi e é fundamental para a minha construção como psicóloga. Fiz a formação quando ainda era estudante e hoje tenho a honra de chamá-la de supervisora. Quem a conhece pelo Instagram já consegue ter uma ideia do quanto ela é didática, ética e criativa. Mas quem decide caminhar ao seu lado vê o quanto seus ensinamentos e insights podem ser transformadores nos atendimentos. Isso poque além dela ser uma terapeuta acolhedora, cuidadosa, experiente e assertiva, que nos inspira através desse modelo, ela também é uma professora focada na construção de repertório e raciocínio clínico! Ou seja, com a metodologia ativa, você não encontra respostas prontas, mas aprende a como expandir suas perspectivas sobre cada paciente, com embasamento e TCC quentinha. Hoje, apesar de ainda estar no início da minha Jornada, já me sinto muito mais segura tendo claro o caminho que preciso percorrer. Indico de olhos fechados o trabalho dela.

Acompanho o trabalho da Jessye na Ação Cognitiva há aproximadamente 5 anos e posso afirmar que ela fez muita diferença na minha relação com a TCC e com a Terapia do Esquema. Efervescência (haja ideias e projetos), autenticidade (ela é ela mesma! rs) e a constante construção da autonomia são três marcas que são generosamente compartilhadas por ela com seus alunos. Venho de outra abordam e o estímulo ao raciocínio clínico (sempre quentinho), o rigor teórico/metodológico e o fundamento ético - fugindo dos clichês e das formulações superficiais e generalizantes - tem me ajudado e a ser um terapeuta melhor, mais aberto e mais feliz.”

Vanessa Sandall
Psicóloga
@psi.vanessasandall

Rodrigo Nocchi
Psicólogo
@psi.rodrigonocchi

Samyra Marques
Psicóloga
@samyramarquespsi

Amanda Pedrosa
Psicóloga
@pedr_aooo

 

Esse estudo de caso é pra você, que é psicólogo, estudante de psicologia ou psiquiatra. 

Evento ao vivo

O evento ao vivo acontecerá no sábado, dia 11 de fevereiro de 2023 às 14h via Zoom. Participe e tire suas dúvidas ao vivo!

Acesso à gravação 

O estudo de caso ficará disponível no Hotmart para você assistir quando quiser. 

Emissão de certificado

Todos os participantes terão acesso ao certificado de participação do curso, somando 2 horas/aula.

Quem vai conduzir o caso?

Olá, psi! Eu sou a Jessye Cantini (CRP 05/40445) e vou "atender" a Georgia nesse estudo de caso. Sou formada em psicologia há 13 anos pela UFRJ, mas minha jornada na TCC começou há mais tempo, em 2005, no estágio supervisionado. Eu sou mestre em saúde mental, especialista em TCC e formada em Terapia do Esquema. Hoje tenho o prazer de, além de psicoterapeuta, ser supervisora clínica e professora de TCC e Terapia do Esquema.

Eu amo ensinar, mas não de qualquer maneira. Acredito que a aprendizagem seja um processo ativo. Por isso, sempre que eu posso coloco generosas pitadas de  ludicidade nas minhas aulas e cursos. 

Minha experiência docente começou em cursos de especialização pelo Brasil afora. Já tive a oportunidade de dar aula do Acre ao Rio Grande do Sul! Fui professora de graduação entre 2016 e 2019, mas hoje dedico essa paixão aos cursos da Ação Cognitiva, onde eu posso abusar da minha criatividade. Ocasionalmente eu também leciono para outros cursos de formação e de especialização, geralmente em Terapia Cognitivo-Comportamental, Terapia do Esquema, Relação Terapêutica e Supervisão Clínica nessas abordagens. 

 

Vai ser um prazer ter você comigo nesse estudo de caso! Vamos nessa?

Perguntas Frequentes

01

Como acessarei o curso?

O curso está hospedado no Hotmart. Ao finalizar a compra, você terá acesso ao curso completo, incluindo orientações de preparação, leituras complementares e o link de acesso ao Zoom. Além disso, por lá você também acessará a gravação.

02

Por quanto tempo terei acesso?

A gravação do evento ao vivo ficará disponível por pelo menos um ano, bem como o material de apoio.

03

Quais são as formas de pagamento? A compra é segura?

Você poderá comprar com cartão de crédito, boleto bancário ou PIX. É possível parcelar no crédito em até 8x. A compra é segura, pois todo o processo de vendas é feito pela Hotmart.

04

Quais são as minhas garantias?

A primeira e mais fundamental é o direito a reembolso caso você não goste do curso. Você tem até 7 dias para solicitar o ressarcimento, que será feito sem questionamentos. Mas caso tudo corra bem e você aproveite o conteúdo, terá acesso ao seu certificado contando 2h/aula pela própria plataforma da Hotmart.

Inscreva-se agora e aproveite
as melhores condições de pagamento!

Apenas R$49,00 à vista
ou parcele em até 8x

Ação Cognitiva Psicologia Ltda.

CRPJ 05/2145       

CNPJ 30.565.433/0001-55

(21)96751-7520

Copyright Ação Cognitiva 2023

bottom of page